segunda-feira, 18 de julho de 2022

Monjaro ® (Tirzepatida): O Remédio para Diabetes que emagrece até 22,5%!

Tirzepatida é o nome da da mais nova droga usada para o tratamento do Diabetes tipo 2 e com o "maior" poder de produzir perda de peso mesmo em pessoas não portadoras da doença. 
Os resultados de um estudo recente publicado no New England Jornal of Medicine com seguimento por 72 semanas, na dose de 15 mg 1x por semana, induziu perda de peso de 20% (VINTE- POR-CENTO) com melhora de vários parâmetros cardiometabolicos nos voluntários do estudo.

A tirzepatida (ou Mounjaro®) é um análogo de GLP-1 e GIP "associados" em um só medicamento. Os dois hormônios intestinais, produzem saciedade entre outros efeitos facilitadores da perda de peso e do controle metabólico no diabetes do tipo 2.

Um grande avanço da medicina e até o momento a melhor opção no arsenal terapêutico contra a obesidade.
A obesidade é uma doença com altos índices de morbi-mortalidade e deve ser tratada com auxílio médico especializado e sem os preconceitos tão intrínsecos na sociedade, até mesmo por médicos e outros profissionais de saúde mal formados.

"Para uma estimativa de eficácia, os participantes que tomaram Tirzepatida alcançaram reduções médias de peso de 16,0% (16 kg com o remédio de 5 mg), 21,4% (22 kg com 10 mg) e 22,5% (24 kg com15 mg), em comparação com placebo 2,4%, (2 kg)". 
Estes foram os resultados do estudo "SURMOUNT-1", feito em 2.539 participantes com um peso corporal inicial médio de 105 kg ao longo de 18 meses ou 72 semanas.



Muitos participantes perderam 22,5% de seu peso corporal – cerca de 23,5 kg. 57% dos participantes tiveram uma redução de peso de 20% e perda de peso sustentada ao longo das 72 semanas de tratamento.
Todas as medidas cardiometabólicas melhoraram, incluindo pressão arterial, triglicerídeos, IMC, A1c e colesterol.

Outros resultados notáveis ​​do SURMOUNT-1 incluem:

Pré-diabetes: Mais de 95% dos participantes com pré-diabetes atingiram níveis normais de açúcar no sangue.
Uso de insulina: os níveis de insulina em jejum diminuíram em 4-5 unidades em Mounjaro, uma média de 47% menos insulina. 
Circunferência da cintura: A redução da circunferência da cintura foi cinco vezes maior naqueles que tomaram Mounjaro em comparação com um placebo.
Alterações na massa gorda total: diminuição de 8,2% com o placebo vs. diminuição de 33,9% com o Mounjaro.
Em anos anteriores, houve vários estudos notáveis ​​sobre Moujaro, incluindo SURPASS-3 , SURPASS-5 e SURPASS-2 . A fase 3 mais recente do SURPASS-4 incluiu mais de 13.000 participantes . 

Redução de A1c: Os participantes do teste com níveis de A1c começando em/acima de 8,0% experimentaram uma redução de cerca de 2,5 pontos. Por exemplo: 9,5% até 7,0%. De acordo com relatórios do SURPASS-4, 91% dos participantes atingiram uma A1c de 7% ou inferior, enquanto 43% atingiram uma A1c de 5,7% ou inferior. 
Perda de peso: Mounjaro mostrou a perda de peso mais significativa em comparação com qualquer outro medicamento para diabetes.


Introduzido em 2022 para o tratamento de diabetes tipo 2 (e, eventualmente, obesidade)
Este tratamento duplo de GLP-1 e GIP está se mostrando mais eficaz do que os agonistas de GLP-1 sozinhos como a Liraglutida e semaglutida (Saxenda ® e Ozempic ® respectivamente).
O sucesso da perda de peso é semelhante aos resultados vistos na cirurgia bariátrica.
Como nem tudo são flores, em um estudo que permitiu que os pacientes parassem de tomar Mounjaro ® após um ano, a maioria dos pacientes recuperou todo o peso perdido, indicando a necessidade de tomar uma dose de manutenção por tempo indeterminado.

EFEITOS COLATERAIS E SEGURANÇA DE MOUNJARO ®
A revisão geral de segurança do Mounjaro ® é equivalente a outros medicamentos semelhantes para obesidade e diabetes tipo 2.

A grande maioria dos efeitos colaterais experimentados com o Mounjaro estava relacionada a sintomas digestivos e desconforto. Os efeitos colaterais foram significativos nas primeiras semanas, quando a dose do medicamento foi aumentada gradualmente até a dose de tratamento apropriada. 

Com o tempo, esses efeitos colaterais diminuíram drasticamente quando os participantes atingiram sua dose de tratamento.

Os efeitos colaterais mais relatados de Mounjaro no estudo SURMOUNT-1 incluíram:

Náusea
Diarréia
Constipação
Dispepsia (azia)
Vômito
Diminuição do apetite
Dor abdominal
Eructação (arrotos)

 Efeitos colaterais menos relatados incluem:

Dor de cabeça
Perda de cabelo
Tontura
Reação no local da injeção.

Acredito que já no primeiro semestre de 2023 ocorra o seu lançamento no Brasil. Até lá... sigamos com nossos tratamentos mais efetivos e aprovados pela ANVISA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Green Sci-Hub, Search and download PDF files for free.

Green Sci-Hub, Search and download PDF files for free. : Sci Hub legal alternative | Search and download full PDFs of research papers and mo...