T3 reverso. Seu médico tem que pedir este exame para você? Qual é a sua utilidade?
-Nosso principal hormônio tireoidiano é o T4 (tiroxina) - pode ser metabolizado em T3 (tri-iodo-tironina), que é um hormônio tireoidiano ativo, ou para reverter o T3, que seria a forma inativa.
-
Essas "conversões" são feitas pelas enzimas "deiodinases" de acordo com nossa necessidade individual.
-
🧐 Não há consenso, guia ou sociedade internacional de Endocrinologia que recomende sua investigação rotineiramente.
-
👉🏻Sua única utilidade está no contexto da "síndrome do eutireoidiano doente": numa pessoa gravemente doente (devido a outra doença, "NÃO da tireóide!" Por exemplo, em um ataque cardíaco ...), o corpo se adapta e tenta "reservar energia", diminuindo o metabolismo da tireoide e convertendo mais T4 em T3 reverso.
-
👇🏻Nesse caso, e quando um diagnóstico diferencial com doença hipofisária (hipotireoidismo central) é necessário, alguns endocrinologistas que têm acesso o solicitam para distinguir essas duas entidades. Seria a única situação em que a realização de sua medição modificaria o tratamento a ser instituído.
-
👨🏼⚕️ É por isso que, se o T3 reverso der alto, normal ou baixo, a recomendação será a mesma!
-
💁🏼♀️Se uma pessoa com hipotireoidismo suplementada adequadamente com levotiroxina (com valores hormonais normais) persiste com algum sintoma: teremos que buscar outras causas, enfocando a pessoa como um TODO e não apenas “sua tireoide”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário